domingo, 7 de novembro de 2021

Petrolina – Vinícola Terranova e as águas do São Francisco - PE

Quem nunca ouviu falar da mágica do Vale São Francisco? Quem nunca ouviu falar das águas do São Francisco?

Duas coisas atiçam nosso imaginário : vinho e água. E se for com nome de Francisco, aí fica mais forte e real.

O pontapé para esse roteiro foi o livro Sertões de Euclides da Cunha que eu tinha comprado desde 2020 e nunca consegui ler. Agora, eu tinha motivo de sobra para isso!

E começava assim: seguir o Francisco por PETROLINA. Não como destino final, mas como ponto de partida, para mais dentro ainda. Mais isso é outra história...conto mais tarde.

Vou me ater aqui, no Chico: Foi 1 dia para chegar em Petrolina e outro para navegar no São Francisco, banhar na Barragem de Sobradinho e visitar a vinícola Terranova/Miolo. Simples assim.

A experiência é completa com o Vapor do Vinho, uma opção  segura e bem conhecida na cidade de Petrolina e região. O Vapor do Vinho é uma parceria entre a Vinícola Terranova/Miolo e a Barca Vapor do São Francisco. E tudo muito bem organizado e fiscalizado, mas atenção: ese tour tem dias para sair e precisa ser agendado com antecedência. 

Para quem prefere atividades mais reservadas, não é recomendável. O Passeio é em grupo e com bastante animação. A dica é: Simplesmente curta o passeio.

Fiquei hospedada no Noble Hotel, muito bem localizado e ainda com piscina aberta no período da noite para refrescar. É nesse hotel de onde parte o tour para a vinícola e para as águas do São Francisco.

O começo na vinícola Terranova/Miolo tem uma degustação justa para o horário do dia, já que começava às 09:30hs da manhã. Os vinhos são muito bons, com destaque ao branco e ao espumante brut. Essa região é muito favorável para a produção de vinhos pelo solo e pelo clima, além de ser grande produtora de frutíferas.


Depois da degustação, seguimos para a barragem do Sobradinho para embarque no Vapor do Vinho. Como falei, é um passeio coletivo com música ao vivo, almoço self-service e muita alegria.  

A visão da Barragem  e a parada para o banho abrilhantam e quebram o desconforto com o barulho e a algazarra dentro do barco. Mas veja bem: algazarra de alegria impulsionada pela música ao vivo muito animada e dançante. E o que acompanha muito bem a navegação é uma boa garrafa de espumante brut Terranova acompanhando a contemplação das águas do Velho Chico.

O Banho é numa ilha reservada para o grupo. Tem espaço confortável para todos. É possível se distanciar da multidão e ter seu momento de relaxamento e banho.

A água da Barragem é deliciosa. A ilha é lindíssima. minimalista, cheia de conchas. Somente água e areia já formam uma linda paisagem que lembra as histórias romanceadas e a inspiração da Tiêta (aquele imaginário que habita dentro de cada mulher). Num dia, duas experiências novas - Vinho e Água.

Para completar a visita, o Noble Hotel fica em frente ao São Francisco e perto da ponte que faz a ligação com Juazeiro, BA. Sim, porque Petrolina e Juazeiro estão separadas apenas pelo São Francisco e é possível ir de uma lado ao outro quantas vezes quiser.  

Tem prazer maior do que estar em Pernambuco e Bahia ao mesmo tempo?

Salve São Francisco e suas águas que me trouxeram para  lugares inimagináveis.

E agora?


Vamos adentrar um pouco mais, já que Francisco permitiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Andrea Pires

Visite Brasília

Andrea Pires

Com Salto&Asas é um lugar de verdade, onde compartilho as memórias das viagens que mudaram minha vida e que me transformam diariamente. Sonhar, Planejar e Realizar, o melhor caminho para ter o Mundo nas Mãos! comsaltoeasas@gmail.com

Adquira aqui seu e-book