quinta-feira, 17 de maio de 2012

TURQUIA -Parte 3 – Istambul


Istambul (antiga Bizâncio e Constantinopla):


Muito peculiar essa cidade. Também conhecida por Constantinopla, foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano. A cidade está no Estreito do Bósforo, onde a separa da Ásia e da Europa, sendo a única cidade do mundo a ocupar dois continentes. Aqui os muçulmanos, cristãos e judeus convivem em harmonia e a cidade, mesmo com ares modernos, fascina pelos seus monumentos, sua história e pelo seu povo. A população é muito simpática com o turista, apesar da grande barreira da língua. Istambul apaixona.


Mercado Egípcio

um bazar de aromas das especiarias. Ao entrar é como se voltássemos nos tempos de 1001 noites.


O Grande Bazar
é provavelmente o maior e um dos mais antigos mercados cobertos do mundo. Famoso pelas joias, cerâmica, especiarias e tapetes. Segundo o guia, são mais de 4000 lojas.











A Basílica de Santa Sofia

que significa "Sagrada Sabedoria" foi construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla. Quando Constantino converteu Constantinopla, tornou-se uma catedral católica (1261 DC). Quando os turcos islâmicos chegaram, mudaram o nome de Constantinopla para Istambul, e Santa Sofia foi transformada em Mesquita. Em 1935 Kemal Atatürk a converteu num museu, evitando-se assim os conflitos religiosos.


O Palácio de Topkapı
que siginifica"porta do canhão", foi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por muito tempo.















A Mesquita Azul, símbolo da conquista turca e islâmica

Tem 4 minaretes nos cantos, dois em um pátio e uma grande abóbada. Em frente à mesquita há um grande obelisco que é considerado o mais antigo monumento de Istambul, do século XV A.C.. Esta região tem o resto do que foi um hipódromo do Império Bizantino e foi o imperador bizantino Teodósio I que trouxe o obelisco do templo de Amon, em Karnak, na região de Luxor, no Egito.









Cisterna de Yerebatan
que está perto da Basílica de Santa Sofia, foi construída em 532 DC. Já foi cenário para o filme de James Bond. Era comum nas guerras os soldados inimigos destruírem os aquedutos e envenenarem a água, por isso foram construídas grandes cisternas para armazenar água. Impressiona e fascina a atmosfera subterrânea e a grande atração são duas colunas cujas bases são a cabeça da Medusa em posisções distintas.


Em seguida passeio de barco pelo Bósforo, o estreito que separa Europa da Ásia, contemplando as diversas influências arquitetônicas dos palácios e prédios da cidade.

Na penúltima noite, fomos Jantar no restaurante 360 graus, muito propício para uma despedida da cidade, fica na cobertura de um prédio e a vista para o Bósforo deslumbrante, principalmente se for lua cheia!!! 360 graus!



Meu hotel ficava próxima da Rua Taksim, onde a badalação acontece e eu poderia me locomover com mais segurança. A Praça Taksim tem Centro Cultural e comercial que ferve no final do dia e noite a dentro. Aqui a cidade é moderna e cosmopolita.
Esta viagem representa muito para mim e precisou de muito planejamento porque foi a 1ª. vez que empreendi num local com total desconhecimento. Acho que por isso coloquei-a na abertura do blog. Atualmente observo que esse roteiro tem sido bem atraente para o Brasil e está bastante divulgado. É um presente conhecer a Turquia e se permitir viajar num pedacinho das histórias de mil e uma noites...

Coisas que aprendi e recomendo:
  1. A língua é turca (não é árabe!) e lá se fala mais ou menos inglês. Se optar por uma e excursão no local, pode optar por guia que fala qualquer língua de sua preferência.
  2. ANKARA merece ser o início da viagem, pois a história de Ataturk está registrada lá e ele foi muito importante para a independência e ocidentalização do país. Para entender a TURQUIA, tem que entender a história
  3. Fazer um Hamman (banho turco) na Turquia é imperdível. Os hotéis oferecem excelentes opções e é uma experiência inesquecível. Não deixe de experimentar o café turco e, se você não entende turco, nada de leitura da borra de café viu?
  4. Os hotéis na Turquia foram ótimos. Em Istambul fique hospedado nos arredores da rua Taksim.
  5. Boas compras: comprei coisas locais de fácil transporte. Nos mercados de especiarias, pode trazer temperos e chás (desde que devidamente lacrados). As pashiminas são excelentes opções para presentes. Muitas gravuras e postais. As cerâmicas são lindas, mas não me aventurei a trazê-las, pois a viagem ainda continuariua...
  6. Mesmo tendo ido no verão, não usei shorts. Não me senti à vontade porque estava sozinha (sem acompanhante masculino). A mulher brasileira tem muitas curvas e o jeito de andar chama atenção. Vi francesas e italianas de shorts, mas os homens não olhavam para elas....era só uma brasileira passar...que a casa caía...procurei me preservar, mas mesmo assim, somos muito abordadas pelos TURCOS. Nada invasivo, mas eles são insistentes e galanteadores.
  7. Nessa região vi um pedaço importante da história das religiões e do mundo. Além disso, a excursão me proporcionou uma amizade de outras vidas...Minha amiga Fernanda...a história dela já dá um post especial...

6 comentários:

  1. Andrea,

    Usando as suas palavras "Todas as Mulheres Merecem Istambul!". Concordo em gênero, número e grau. É uma viagem que faz toda diferença na vida das pessoas.

    Beijos,
    Mari.

    ResponderExcluir
  2. Lindona...voce é a prova de que o que vi...existe...e claro, todas as mulheres merecem Istambul...pelo menos 1x na vida....obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir
  3. Também queroooo... ai, ai ... tudo muito lindo, com história maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns à Kemal Atatürk, pelo grande feito de preservar tradições, arquitetura e o convívio entre religiões...

    ResponderExcluir
  5. Pat e Giovana, Istambul não é cara como algumas cidades na Europa. É bem possível mesmo...e prima (Marcia)..eu sei que existe uma biografia do Ataturk que estou procurando desde que conheci Turquia. Ainda não encotnrei no Brasil.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Andrea Pires

Visite Brasília

Andrea Pires

Com Salto&Asas é um lugar de verdade, onde compartilho as memórias das viagens que mudaram minha vida e que me transformam diariamente. Sonhar, Planejar e Realizar, o melhor caminho para ter o Mundo nas Mãos! comsaltoeasas@gmail.com

Adquira aqui seu e-book