quinta-feira, 17 de maio de 2012

TURQUIA - Parte 2 - Pamukkale, Konya, Capadócia e Ankara



Pamukkale
também conhecida como Antiga Hierapólis e Castelo de Algodão. De longe parece um campo de neve, mas de perto é a visão da grandeza da natureza e as rochas ardem aos olhos. É um conjunto de piscinas termais de calcário que formam bacias de água que descem em cascata numa colina. Essa formação é por causa dos locais térmicos quentes por baixo do monte. Desde a época dos romanos, acredita-se nas propriedades terapêuticas das piscinas. Além disso, conta-se que quem se banhasse nas águas de Pamukkale ficaria, com o passar do tempo, cada vez mais belo.
Konya
localizada na região da Anatólia. Na Antiguidade foi visitada por São Paulo. É muito famosa pela seita dos derviches dançantes fundada por Mevlana, filósofo, místico do sufismo e muçulmano que defendeu a tolerância sem limites, raciocínio positivo, bondade, caridade e sensibilização através do amor. A cerimônia, chamada Semã consiste numa dança-meditação, de homens, com música de flauta e tambores. Eles giram sobre si mesmos com os braços estendidos, simbolizando "a ascendência espiritual e na busca da perfeição” . O Museu/Mausoleu Mevlana, fica no antigo convento dos Derviches Dançantes.





Capadócia:
Onde viveram os hititas (4000 AC). Importante Província do Império Romano, citada na bíblia. São Paulo esteve três vezes na Capadócia e muitos dos primeiros cristãos habitavam a região, nas cidades subterrâneas que eram usadas como refúgio durante as perseguições. Uma região de paisagem lunar, cidades subterrâneas, casas e igrejas escavadas nas rochas que guardam afrescos bizantinos. São Jorge está representado na capela de Santa Catarina, de Göreme, mas curiosamente, é um desconhecido entre os habitantes locais, que não entendem porque é um dos santos mais adorados no Brasil. No passeio pelo Vale de Goreme a paisagem parece uma cidade de “chaminés-de-fada", com formações que lembram cogumelos.

Cidade subterrânea de Derinkoyu:
São cavernas subterrâneas interligadas que formam uma espécie de cidade onde comunidades inteiras viviam em tempo integral. Há cozinhas comunais, estábulos, quartos, igrejas -tudo sob o chão, sem uma fresta de luz. Sabe-se eram usadas por volta do século 7 e serviam como esconderijo para os cristãos perseguidos.

Passeio de Balão na Capadócia
nas primeiras horas da manhã, vários balões se preparam para subir e os olhos e curiosidades dos turistas é imensurável. Descrever esta experiência considerando o local do passeio, é quase impossível. Depois de 1 hora “voando” literalmente, a chegada é regada à espumante...e aí a gente se dá conta...Capadócia, 4.000 ano AC, formações vulcânicas, Império Bizantino e tudo isso visto de cima?

Ankara:
capital da República Turca. Aqui tem uma referencia importante sobre Kemal Atatürk que em 1923 estabeleceu a República da Turquia, como seu primeiro presidente. Muito respeitado por todos e me pareceu ser um homem admirável. Vale a pena visitar o Museu das Antigas Civilizações de Anatolia e o Mausoleo de Ataturk.

3 comentários:

  1. Mágico, seria a única palavra pra descrever Pamukkale!!!! Tenho minha opinião da importância dada à São Jorge, no Brasil, principalmente aqui no Rio de Janeiro. Guerreiro!!!! Essa é, basicamente, a principal característica do brasileiro. Quanto ao RJ, com o sincretismo religioso, onde tanto o candomblé, como a umbanda, se confundem com o catolicismo, parece que a luta pelo bem (de São Jorge), se transforma em qualquer tipo de luta. Aqui, grande parte dos devotos, são policiais e/ou bandidos. Cada um em sua luta... Mas creio que, perdendo a essência da batalha São Jorge...

    ResponderExcluir
  2. Você disse tudo...São Jorge é um Guerreiro e por isso algumas pessoas no Brasil se identificam tanto com ele.

    ResponderExcluir
  3. Salve Jorge!!!! Vencedor de demanda!!!!

    Norma

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Andrea Pires

Visite Brasília

Andrea Pires

Com Salto&Asas é um lugar de verdade, onde compartilho as memórias das viagens que mudaram minha vida e que me transformam diariamente. Sonhar, Planejar e Realizar, o melhor caminho para ter o Mundo nas Mãos! comsaltoeasas@gmail.com

Adquira aqui seu e-book