quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A intensidade do caminho do meio – Jalapão – Tocantins - TO


Percorrer 1000 km de estrada de terra em 4 dias no meio do Brasil é para mulheres que querem viajar sozinhas, sim!

Destino que leva para dentro do cerrado e da terra vermelha, repleto de histórias perdidas, esse é o Jalapão, bem ali, do ladinho do Pará, Mato Grosso, Piauí, Maranhão e Bahia e reina soberano no meio de tudo. Dias intensos de natureza rustica e muita terra vermelha. Vá ao Jalapão se você quer encontrar: 1. Simpatia e acolhimento: ô povo simpático!, 2. Capim dourado em tudo, 3. Comida caseira e deliciosa, 4. Hospedagens simples e muito bem cuidadas: parece casa de vó! 5. Estradas de terra sempre, 6. Calor e muita água para se refrescar, 7. Noites para descanso e 8. Total desconexão com a vida urbana 



    No Jalapão, o tempo corre como a natureza manda e o percurso é intenso e sem atalhos nas estradas. Como dizem no Jalapão: coração de jalapeiro não bate: trepida!

      Como chegar?

    Chegar em Palmas é muito familiar para quem é de Brasília: a natureza sobrevivendo ao período de seca e uma cidade projetada, com ares de menina, que surgiu a partir da divisão do Goiás e criação do Estado do Tocantins (1988). Porém, Tocantins pertence à região norte do país, e não ao Centro-Oeste.
    Na chegada já dá para sentir que a cidade é convite para uma nova vida, uma nova história, deixando passados sombrios para trás. Palmas parece uma cidade para recomeçar.

    A distância do aeroporto até o hotel Lago da Palma é cerca de 22km. No percurso engatei uma boa conversa com o taxista, porque não consigo ficar de “boca fechada”. Essa foi minha 1ª. Impressão do Tocantins, com o senhor taxista que abriu um sorriso enorme e me resumiu sua vida assim:  “Na juventude a gente pensa que vai repetir sempre a facilidade de alcançar sucesso e dinheiro e a gente leva uma rasteira da vida"
    Ele chegou no interior de Goiás muito jovem e se tornou garimpeiro. Entre dinheiro e mulheres, viveu a prosperidade e a escassez, na mesma rapidez e proporção. Hoje, com aparência de mais de 70 anos, recomeçava a vida em Palmas, depois de 2 casamentos. O 2o. casamento ele jura que não deu certo tanto quanto o 1º (o 1º. durou 20 anos e o 2o durou 17 anos).
    Mesmo nessa etapa de recomeço ele tem as memórias da vida no garimpo e das mulheres que conheceu nos antigos bordeis. Diz que foi feliz e não se arrepende de nada, mas tem um segredo que vai levar com ele: há pouco tempo atrás levou um cliente a um famoso bordel da cidade. Lá, enquanto esperava o passageiro, conversava com algumas pessoas que trabalhavam no local e saíam para fumar. Eis que se aproximou dele uma moça muito bonita que, surpreendentemente, lembrava fielmente uma namorada que ele tinha engravidado na época do garimpo, lá pelas bandas do Pará. A última vez que viu a namorada, a filha estava com 6 meses. A fisionomia dela era a mesma da namorada que ele tinha engravidado. Conversa vai, conversa vem, todas as informações batiam e levavam a crer que era sua filha. Depois de uns 2 cigarros, se despedem. Ele decidiu deixar assim. Ela estava tendo a mesma vida que a mãe e ele achou que, já está no fim da estrada, não valia a pena mexer com o passado. E assim, conheci Palmas. Amei Palmas

    Para ir ao Jalapão, a melhor alternativa é contratar uma agencia de expedição local que tem todo a estrutura para levar com segurança e diversão.
    O parque do Jalapão fica entre Mateiros e São Félix e é considerado uma grande atração turística. Em 2017 foi cenário e histórias inspiradoras para a novela O Outro Lado do Paraíso da Rede Globo.  A região é cercada por povoados quilombolas e o artesanato de capim dourado é a principal fonte de renda para as comunidades locais. Mesmo sendo um destino para ecoturismo há mais de 20 anos, nos últimos anos caiu no gosto geral.

    Porque ir com uma agencia:

    Roteiro rustico, estrada de terra, difícil acesso e sem estrutura de apoio para viajantes independentes, porém, hoje tem muitas agências credenciadas na região que oferecem expedições para a quantidade de dias que você quiser. Mulheres viajando sozinhas para esse destino é muito comum, assim como grupos de amigos e casais. Roteiro muito inclusivo e as agencias tem um cuidado e acolhimento para cada tipo de viajante.
    A agencia busca no hotel em Palmas com um guia da região e veículo 4x4. E, claro, os companheiros da expedição.  Fui com a Safari Dourado e o acolhimento e cuidados dos guias foram impressionantes. No final da expedição já bate uma saudade e a vontade de novos encontros para continuar essa boa amizade que nasce de poucos dias. Os guias Rayr, Rivamar, Samuel e Eduardo são especialistas em nos fazer rir e amar o Jalapão e o Marcello proporciona muita segurança antes do roteiro começar, com todas as informações necessárias.  


    Eles não trabalham, eles amam o que fazem: cuidar das pessoas e mostrar todas as riquezas do Jalapão. Os guias são muito atenciosos para as questões de fotos, principalmente para quem está viajando sozinho. Impossível não trazer lindas imagens.

    Meu Roteiro:

    Fiz um roteiro de 4 dias, bastante adequado e numa época boa. Recomendo observar o período das chuvas que pode comprometer alguns passeios. Toda a expedição é dentro de um carro 4x4, muita terra, cachoeiras, fervedouros e trilhas. As hospedagens são simples e extremamente acolhedoras e a comida é maravilhosa.





    Meu primeiro dia foi seguir de Palmas para a cidade de Ponte Alta. Cerca de 2 horas para chegar na cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco em Taquaruçu. Ambas tem acesso fácil, uma trilha de cerca de 1,5 km com subidas e descidas suportáveis. Os banhos são ótimos. Partes rasas e muita facilidade de uma parada na queda d’água e fotos maravilhosas. Para quem quer aventura: há possibilidade de fazer um rapel na Roncadeira.  Ainda tem a parada no Canyon Sussuapara onde as fotos mostram o mapa do Tocantins no encontro das pedras e o dia acaba na Pedra Furada para o pôr do sol.


    O segundo dia começa cedo e a 1ª. parada é na Cachoeira da Velha, entrada da Fazenda do lendário Pablo Escobar. A casa está lá e as histórias são quase lendas. Dizem que era ponto de refino da cocaína e plantação de maconha. Tem pista de pouso e uma vista digna de filme hollywoodiano.  Na Cachoeira da Velha começa o rafting e para quem não se aventura, a prainha é o ponto de espera (com muito sol e agua). O nome é por causa de uma mulher que vivia no local e ainda hoje a chamam assim: cachoeira da velha.






    A estrada segue na direção da Serra Espirito Santo e morro Saca Trapo e a surpresa é o pôr do sol nas Dunas Jalapão, formadas pela erosão das rochas de arenito da Serra do Espírito Santo, que na ação do vento, formam dunas, sempre no mesmo local.

    Noite começando, antes de pegar a estrada para o pouso, a parada certa é no bar da Dona Abenita para degustar a cachaça cujo nome deu origem local: jalapa (dose curta) e jalapão (dose longa). Jalapa é uma batata imprópria para consumo gastronômico, mas cheia de benefícios medicinais e a maravilhosa cachaça. Dona Abenita, a contadora de histórias, tem uma regra: só as conta para quem estiver acampado lá (tem um camping atrás de seu bar). Já era famosa, mas ficou badalada quando conheceu o escritor Walcyr Carrasco e o inspirou com histórias para a novela O Outro Lado do Paraiso. Seu bar e seu personagem estão na novela com o grande Lima Duarte. E não é que no Tocantins tem garimpo de esmeralda mesmo? 





    Alguns minutos de prosa com Dona Abenita a gente entende o Jalapão. Histórias de tantos amores e dissabores, que sempre remetem a um garimpeiro levando uma moça de bordel para uma nova vida, verdadeiros contos de fadas e conspirações com as brigas entre famílias e riquezas dos garimpos.


    O terceiro dia é muito esperado: os famosos fervedouros.
    Os fervedouros são nascentes de rios subterrâneo com agua azul transparente, entre areias claras. Sua principal característica é a ressurgência, ou seja, impossível se afundar na água. Apesar de existirem muitos no Jalapão, somente 9 estão abertos à visitação pública.









    Geralmente uma quantidade máxima entre 6 a 10 pessoas para um tempo de banho de até 20 minutos. Cada fervedouro, uma experiência única e com sua intensidade. Eu diria que cada um tem sua personalidade própria.
    Nas datas de alta temporada e feriados é muito comum encontrar caravanas do Piauí, Maranhão e Bahia disputando espaço com as agências para entrada nos fervedouros, mas o tempo de espera vale a pena!


    No Fervedouro Buritizinho a experiência é indescritível, por isso vou confiar nas fotos para tentar me fazer entender.
    De lá seguimos para Cachoeira da formiga, uma lindeza de lugar com águas em tons de esmeralda e ao redor uma vegetação diferente do cerrado, com mata fechada.











    Uma parada especial em Mumbuca, um povoado quilombola, descendentes de escravos que saíram da Bahia em 1909. Mumbuca é uma família que se formou a partir da fusão de 2 casais de índios e negros e todos têm algum grau de parentesco. Nesse povoado existe a associação de artesãs que produzem e comercializam as peças de capim dourado. O artesanato de capim dourado foi trazido para a região pelos índios Xerente e disseminado para a comunidade quilombola. Desde então, é passada de geração em geração e considerada uma arte única por todo parte do mundo.

    Os almoços são sempre uma festa a parte: aquela comida de interior e mesas grandes aonde você senta e conversa sem pressa, cada um mais deslumbrado que o outro. E depois do almoço, antes de seguir para a próxima atração, o Fervedouro Rio Sono e o dia terminam no Fervedouro Ceiça, o primeiro fervedouro aberto ao público e ainda hoje o mais famoso.












    Quarto e último dia, amanhecemos no fervedouro Bela Vista, enorme e acesso bem estruturado. A última parada é a Cachoeira das Araras, saindo de São Félix do Tocantins a caminho de Palmas. Possui um excelente ponto para almoço antes de pegar a estrada até a capital.



    E assim, a estrada surge novamente, deixando o Morro da Catedral e o Morro Vermelho como as últimas lembranças a serem levadas do Jalapão.









    Sozinha e em grupo?

    Viajar sozinha não quer dizer ficar 100% do tempo sozinha. Vamos esclarecer uma coisa:
    Viajar sozinha com total solidão é uma coisa, mas descobrir viagens para ir sozinha e estar em grupos é outro. Você não precisa optar por um único modelo de viajar sozinha.  Esse roteiro é um tipo de viagem para quem gosta e quer fazer parte de grupo. Tem gente que acha complicado compor grupo de desconhecidos para uma expedição como essa, mas eu sempre gostei muito de conhecer pessoas. Cada 4x4 leva até 4 pessoas e meu grupo tinha 4 carros com lotação completa. 
    Seguimos juntos, almoçamos juntos, pernoitamos quase sempre nos mesmos locais e as afinidades vão surgindo. Nesse grupo tinha família com crianças pequenas (e apaixonantes), casais divertidos e simpáticos, amigas cheias de autoestima e pessoas viajando sozinhas (como eu e a Josi).  A Josi voltava pela 2a vez ao Jalapão e era a primeira vez viajando sozinha. 
    Essa era a viagem que ela se auto desfiava num voo solo.  E depois dessa viagem? Perguntei a ela. Ela me disse: a lista ta grande.  difícil de escolher.
    Voltando para Palmas, silêncio, cansaço, internet voltando, a playlist do Rayr, nosso guia, toca let it be dos Beatles. Me lembrei de um vídeo que Paul narra sobre composição dessa música, a partir de um sonho com sua mãe*. E a tradução é deixe estar
    A letra é uma oração. Depois de percorrer 1000kms em 4 dias intensos, inesquecíveis, a realidade voltando a mente, como se eu estivesse acordando de um sonho, eu estava assim “let it be”. Pensando nos próximos destinos e com saudade desse roteiro. Mas esse é o caminho do meio né? Ir e voltar. Essa é a liberdade que buscamos!


    Então se você tem alguma dúvida se esse roteiro é para pessoas que viajam, exploram e experimentam, mesmo sozinhas, esquece: vai correndo que a felicidade é certa!





    *Sonho de Paul McCartney: “Uma noite, durante aqueles tempos intensos, eu tive um sonho com minha mãe que tinha morrido há mais de 10 anos atrás. E foi tão bom vê-la porque isso é fantástico nos sonhos: Você fica unida a essa pessoa por segundos e parece que esteve presente fisicamente também. Foi ótimo para mim e ela parecia estar em paz no sonho dizendo, ‘Tudo ficará bem, não se preocupe, pois tudo se acertará. ’ Eu não me lembro se ela usou a palavra ‘Let it be’ (Deixa estar) mas era o sentido do seu conselho. Eu me senti muito abençoado por ter tido aquele sonho. E comecei a canção literalmente com a frase ‘Mother Mary.’ A canção é baseada naquele sonho. ”


    2 comentários:

    Agradeço seu comentário. Andrea Pires

    Visite Brasília

    Andrea Pires

    Com Salto&Asas é um lugar de verdade, onde compartilho as memórias das viagens que mudaram minha vida e que me transformam diariamente. Sonhar, Planejar e Realizar, o melhor caminho para ter o Mundo nas Mãos! comsaltoeasas@gmail.com

    Adquira aqui seu e-book