quarta-feira, 3 de julho de 2013

PARIS e GRANADA – Meu plano de voo!

Foram 5 meses planejando esse roteiro. E como bem escrevi aqui, algumas etapas de planejamento são essenciais para a realização de qualquer desejo em realidade. Por isso, compartilho em 1ª. mão esse plano de voo com as dicas do que deu certo e o que não deu tanto certo no planejamento....e gente..... essa viagem começou em março...
ROTEIRO
Estive em Paris uma única vez por 3 dias e dizer que a conheço seria injusto. Este ano  me programei para viajar no verão europeu (surto total, pois é altíssima temporada!!!) e a ideia era conciliar os cursos de verão de flamenco em Granada na Espanha com um roteiro turístico. E como me incomodava muito não conhecer Paris como ela merece, decidi programar de Paris para Granada! Além disso, mais 2 amigas se juntaram parcialmente nessa aventura, sendo que cada uma com seu sonho pessoal. A Ana Sofia irá me mostrar uma Paris de quem morou lá (invejaaaaa!!!) e depois seguimos para Granada para as aulas de flamenco. A Giovana fez um roteiro bem Espanha para desfrutar com sua filha (Marina). Estaremos todas juntas em Granada numa determinada semana.  como disse, comecei a trabalhar no planejamento dessa viagem em março/13 e a 1ª. decisão foi fechar o período, conciliando-o com a programação de cursos de Granada (o que fez que o roteiro fosse definido de trás para frente, levando em consideração as datas dos cursos de flamenco). A ideia era fazer a 1ª. parte de turismo e a 2ª. parte de curso na escola CarmenCuevas   (que eu já sabia que seria a parte mais cansativa). Outra decisão importante era começar na cidade mais cara (onde ficaria menos tempo) e depois seguir para a mais barata (onde ficaria mais tempo).
ORÇAMENTO X CUSTOS
A 2ª. etapa foi preparar um orçamento prévio com pesquisas gerais para saber se eu conseguiria compor os custos no meu orçamento. Eu já sabia que havia um item desfavorável e que eu não tinha controle: o período de altíssima temporada, tornando os preços surreais. Por conta disso, tive que começar a comprar em março, sem recursos para pagamentos à vista, mas com opções de pagamentos no cartão sem juros. Pedi ajuda para minha super, hiper power agente de viagem – Dayse – para a compra das passagens. Ela foi perfeita: buscou, pesquisou e orientou a melhor data de aquisição. Resultado: economia de cerca de 20% sobre o orçamento prévio (isso sem considerar a alta do dólar de agora!!!). Eu usei esse modelo de planilha para compor os custos:
Passagens compradas, o passo seguinte: fazer a inscrição nos cursos e buscar hotéis em Granada. Olha que coisa interessante: fomos buscar no booking hotéis em Granada (considerando que conheço bem o local e que poderia conseguir preços bons), mas as opções ideais teríamos que pagá-las à vista (com 5 meses antes da viagem!!!!) e sem chance de cancelamento. Isso seria impossível porque não tinha o recurso disponível e não queria correr o risco de ter que cancelar e não ter meu dinheiro de volta.  Alternativa: busquei novamente a Dayse e pedi cotação via agência. O valor ficou entre 10% a 15% mais caro, mas eu poderia dividir no cartão de crédito em 5 x sem juros e com opção de multa para cancelamento. Mesmo assim, ainda ficou 15% mais barato que minha previsão inicial. O hotel Maciá Plaza Granada tem uma localização perfeita e fica na Plaza Nueva (point noturno!). Ainda faltava a hospedagem de Paris. Foi então que a minha amiga de viagem Ana Sofia lançou mão do bom e grande recurso do clube Bancoorbrás  que oferece hotéis ótimos e bem localizados. Vamos ficar no Hotel France Eiffel e  localização também é perfeita. Pronto. Só faltava o transporte de Paris para Espanha para finalizar a parte de custos. Desde o início queria muito ir de trem de Paris para Espanha, mesmo pagando um pouco mais. O problema que tivemos foi que as passagens só são vendidas com 1 mês de antecedência da viagem e o dólar começou a subir. Pânico total. Ou comprava logo pagando mais caro ou deixaria para comprar lá e correr o risco de não ter passagem, considerando que estaremos na alta temporada, que a oferta de trem para Espanha é restrita e que ainda teremos que conciliar com o horário de trem de Madrid para Granada...enfim....esse item ficou bem acima do orçamento, porque o dólar não ajudou muito.
Por fim, uma dica bem legal: aproveitei que fiz compras no cartão de crédito descobri que a bandeira (VISA ou MASTER) oferece o certificado do seguro Schengen (obrigatório para viagens na Europa). Aproveitei e fiz o meu! Perfeito e menos um custo.
Ufa....fechamos o planejamento financeiro no início de junho!  Agora estou preparando a programação da logística com as minhas listas:
Check list com “coisas a serem feitas” até a data de embarque
Lista de compras (farmácias/roupas)
Lista da mala
Molesquine : tenho um “catatau” de dicas de Paris que pedi para alguns amigos que estiveram lá mais de uma vez e também estou pesquisando alguns blogs de viagens. O Conexão Paris é completo mesmo! Estou consolidando essas dicas e tentando montar uma lista bem especial. Como vou ficar pouco tempo na cidade (5 dias), preciso aproveitar o máximo de tempo.
Bom, é isso. A gente fala de programar e planejar e a gente tenta mostrar como faz!!! Claro que tem gente que torce o nariz para tanto planejamento e listas...muitos já me falaram que preferem a descoberta do momento da chegada e acham que programar pode ser chato. Eu concordo parcialmente: nada pode ser tão “programado” e eu uso esse recurso como um norte e não como uma barreira. Eu gosto de surpresas, eu gosto do improviso, eu gosto de me perder nas ruas e de me perder...Para mim, a programação é um preparo para qualquer mudança no roteiro, seja ele na vida ou numa viagem! é isso .... foram quase 6 meses planejando e a ansiedade de desfrutar esse roteiro está grande.
Au revoir y hasta la vista!!!!!
 PARIS e GRANADA – Plano de voo da Ana Sofia
Acho que nasci com aquele espírito dos desbravadores do século XVI, pois amo me lançar pelo mundo, conhecer novos destinos em qualquer parte do planeta. Viajar é uma experiência fantástica que quando conta com o tempero da curiosidade torna-se mais encantadora ainda. A viagem para mim inicia-se na escolha do destino e todo o planejamento para torná-la realidade.  A escolha deve levar em conta o numero de dias que disponho e os ajustes necessários para entrar no meu orçamento no que tange a passagens, hotel e deslocamentos e alimentação.
Escolho sempre um hotel próximo a uma estação de metro, consulto alguns sites para ver se tem uma boa avaliação de quem se hospedou.  Após a escolha do hotel e a compra das passagens, inicio a melhor parte, ou seja, a escolha dos espetáculos que quero assistir, musical, ballet, show de música; a escolha de restaurantes e bares da moda. Tento fugir sempre dos lugares turísticos, minha preferência é conhecer os lugares onde os habitantes da cidade, ou país, escolhido preferem, assim dá para sentir o ambiente local.  Planejo ainda o que vou fazer em cada dia, mas não significa que vou cumprir, afinal sou uma mulher curiosa que gosta de flanar pela cidade, sem pressa. E se uma rua me chama atenção mudo rapidamente o rumo e, felizmente, sempre tenho ótimas surpresas e acabo conhecendo um café simpático, uma loja bonita, uma praça aconchegante.
Neste verão, viajarei com a minha amiga Andrea para Paris e Granada, serão 20 dias de viagem. Paris já morei e, sempre que posso, volto. Tenho uma paixão inexplicável por esta cidade. Como é a segunda vez que a Andrea viajará à Paris, o roteiro pensado é em alguns pontos tradicionais combinados com outros que permitam também passear pela cidade de uma forma diferente, visitando nos principais bairros lojas, cafés, monumentos, museus...e assim perceber  suas peculiaridades. Viajaremos de Paris à Granada de TGV, trem de grande velocidade, uma noite de viagem.
Em Granada a programação é curso de flamenco. Nos momentos de folga a ideia é explorar Granada e arredores. Ainda no mês de julho será realizado um festival de flamenco e a cidade respira esta arte patrimônio da humanidade e felizmente estaremos lá para apreciarmos os melhores bailaores da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Andrea Pires

Visite Brasília

Andrea Pires

Com Salto&Asas é um lugar de verdade, onde compartilho as memórias das viagens que mudaram minha vida e que me transformam diariamente. Sonhar, Planejar e Realizar, o melhor caminho para ter o Mundo nas Mãos! comsaltoeasas@gmail.com

Adquira aqui seu e-book