quinta-feira, 17 de maio de 2012

Escolha feita, como comprar? 5 decisões importantes para seu sonho não virar pesadelo!!!

Isso aqui foi escrito depois de eu ter feito escolhas erradas e certas. De fato, pequenas definições podem transformar sua viagem!

1 - Agência de viagem ou você faz tudo?
É sua primeira viagem ? Você não domina a língua ? O local é um tanto exótico? Use os serviços de um agente de viagens. Mesmo com uma agência de viagens, você pode customizar o roteiro e escolher hotéis, além de ter um apoio profissional. Uma dica importante é pesquisar bem a malha aérea para que a passagem fique mais em conta, pois esse item é o que mais pesa nos custos. Muitas vezes compensa comprar um pacote fechado, por causa do preço da passagem. E não esqueça de usar como referência sua projeção de custos feita, ok? Ela será seu balizador para você manter os custos dentro do programado!

2 - Comprar a Vista ou Parcelado?
Minha opção é financiar sem juros o que é possível. Mesmo tendo o recurso, deixo-o rendendo no banco. Quando há possibilidade, tento um bom desconto para pagamento à vista. O importante é que no seu planejamento esteja contemplado o valor total da viagem, pois ao retornar, você terá contas a serem pagas e (se financiou) o restante do aéreo e/ou
hospedagem. Dependendo do prazo entre seu planejamento e a viagem, com antecedência, os preços são melhores e você consegue pagar tudo antes de viajar.

Agora sim, uma planilha de custos real com o comparativo de sua pesquisa:

PROJETADO
(dólares, euros ou reais)
REAL
(dólares, euros ou reais)
FORMA DE PAGAMENTO
OBS

AEREO




TERRESTRE




TOTAL DIAS




ALIMENTAÇÃO




COMPRAS




PASSEIOS




TOTAL





3 - Destino ou Roteiro?
Estude sobre o local!! Sendo um roteiro pré-definido ou personalizado, pesquise sobre o que você poderá conhecer no tempo que estiver por lá. Pesquise o sistema de transporte, a língua, os costumes, a religião, os eventos na época, a cultura (primordial para países muçulmanos), a política, a economia, identifique as boas compras e os passeios imperdíveis. Compre um guia!!!!Sempre que vou a algum local nunca sei se voltarei um dia, então procuro concentrar o máximo “minhas descobertas”. Chegar sem nenhuma referência ou esperar que a excursão vai te suprir em tudo, é um equívoco enorme e a viagem fica perdida. Presenciei muitos brasileiros de 1ª. viagem assim e isso passa a percepção de dinheiro e tempo desperdiçados!

4 - Excursão ou Conta Própria?
A excursão tem sofrido preconceitos, eu sei. É chique fazer seu roteiro por conta própria. Isso passa “experiência” no exterior, porém, recomendo a excursão nos seguintes casos:
  • Nunca viajou sozinho
  • 1ª. vez para fora do país
  • Não domina a língua do local
  • Lugares exóticos
Hoje, as excursões estão bem interessantes quando você entra num grupo a ser formado já no local de destino. Isso te dá contato com várias outras nacionalidades e você fica bem flexível em fazer amizades. A viagem passa a ter uma conotação de vivência e experiência, num lugar diferente, com pessoas desconhecidas!!! Nada de solidão!!!!
Viajar por conta própria tem muitas vantagens também, desde que você tenha domínio sobre o roteiro que fará (além de não estar classificado em nenhum dos itens acima).
Já fiz os 2 tipos. Recomendo-os.

5 - Só Turismo ou Outra Atividade?
Isso é bem pessoal. Gosto de associar as minhas férias com algum aprendizado. Seja em línguas, história, religião, arte, cultura e, claro, flamenco. Venho conciliando dias de férias com dias de aulas. Tenho feito 02 locais (um para turismo e outro para aprender alguma coisa) de forma que posso aproveitar a malha aérea. Isso me dá uma sensação de dinheiro bem empregado. Por isso leio tanto sobre os lugares e volto carregada de vivências. Se for fazer somente o turismo, tudo bem, mas aproveite a história, a cultura e a arte local para algum enriquecimento pessoal. Se quiser incrementar, inclua um curso intensivo de língua, vinho, gastronomia...enfim...já que você se deu de presente essa viagem, faça-a ser completamente inesquecível e parte sua vida para sempre! Volte dessa vivência renovado e reciclado!

Por excursão ou por conta própria, tem algumas coisas que considero importantes:

Lugar exótico ? Procure um hotel de classificação um pouco superior. À noite você será grato por essa escolha.
Local mais cosmopolita? Prefira hotéis com melhor localização e mais baratos.
Excursão com meia pensão? Só compensa para lugares de passagem e pernoite, onde você tenha dificuldades de se locomover sozinho ou em grupo.  Hospedagem em centros urbanos, preferível não ter esse item
Café da manhã não é luxo! É uma refeição fundamental para quem vai andar o dia todo
Viajando sozinho? Quarto single sempre! Dividir quarto com alguém que você não conhece, num local que você não conhece...nem pensar.
Viajar sozinho é mais caro que acompanhado (cerca de 30% a mais). Considero isso como um “regalo” pessoal. Não deixaria de viajar por causa disto e nem consideraria uma companhia só por causa do dinheiro.
Observe a cultura e costumes do local. Totalmente desnecessário ser brasileiro extrovertido e sem pudor num país muçulmano e nem tente manter hábitos de casa...tem que ter flexibilidade e bom senso
Brasileiros são muito queridos todos os lugares que conheci. Mesmo com a dificuldade da língua, não se desespere se eles não te entendem. Anjos existem!

2 comentários:

  1. Andrea , parabéns pela contribuição dada para facilitar e simplificar a vida do turista que vai para o exterior. Acho muito importante desmistificar uma viagem a um pais exotico para quem vai a primeira vez . Acho magico conhecer outras culturas e ver que somos internamente todos iguais ,pois somos todos filhos do mesmo planeta terra, apesar de vivermos em regiões diferentes. Isto nos ajuda a ampliar nossa visão de mundo , nossa perspectivas e expectativas com relação a nossa vida . Obrigada por me fazer participar de alguma forma desta sua iniciativa . Um grande abraço
    Dayse

    ResponderExcluir
  2. Querida, eu é que agradeço sua efetiva contribuição na realização dos meus desejos de viajar. Seu profissionalismo e dedicação me proporcionaram ousar....

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Andrea Pires

Visite Brasília

Andrea Pires

Com Salto&Asas é um lugar de verdade, onde compartilho as memórias das viagens que mudaram minha vida e que me transformam diariamente. Sonhar, Planejar e Realizar, o melhor caminho para ter o Mundo nas Mãos! comsaltoeasas@gmail.com

Adquira aqui seu e-book