quinta-feira, 17 de maio de 2012

Quer realizar o desejo de viajar? PlanejaMuito!

Quer realizar o desejo de viajar??? PlanejaMuito!!!!

Eu comecei a viajar depois dos 30 anos, por uma série de motivos, mas o principal foi que investi muito em educação e aperfeiçoamento profissional até então. Procurei neste período sonhar e aprender a economizar. As viagens eram parte de um planejamento de longuíssimo prazo que começou a ser realizado nos idos dos anos 2000, com muita atenção e cuidado, pois os recursos sempre foram limitadíssimos. Eu tinha que aprender a fazer milagre mesmo!
Hoje, as coisas são bem mais simples. Fazer um intercâmbio, uma viagem de férias para Europa ou ir à Índia, é bem mais acessível do que era há 10 anos atrás, porém meus recursos continuam escassos e limitados, então, mantenho o mesmo bom senso e planejamento.
E como começa esse negócio de planejar uma viagem? Porque planejar?
Eu planejo pelo simples motivo para ter o controle exato sobre o que desejo. Posso executá-lo, mudá-lo, transformá-lo e isso me dará muita segurança para qualquer uma dessas decisões. O planejamento não pode ser uma camisa de força, mas deve ser um caminho aberto para realizações e possíveis escolhas.


Então, vamos lá....eu começo com algumas etapas que desenvolvi por conta própria e pesquisando:


  1. E as próximas Férias? Quando?
    Começo a pensar no início do ano ou quando volto de uma viagem de férias. Claro que me rendo a pequenas viagens sem programação, mas, para as grandes, não posso correr risco e ser imediatista. Estou certa que a mesma viagem ocorre, no mínimo 03 vezes: a primeira quando penso nela, a segunda quando ela acontece e a terceira quando volto e “imprimo” as fotos! (claro que faço isso, sou do século passado!) Tudo é deliciosamente vivido por 3 vezes!
  2. Reserva Financeira
    Na medida do possível e mesmo sem um destino exato ou prazo, faço uma reserva. Não citarei valores, mas só o fato de tirar dos ganhos para essa reserva, me dá uma sensação de que “vou conseguir”. É simbólico, mas é real. Procuro manter um controle geral sobre as contas do dia-a-dia para não ter que recuar no planejamento. Se percebo que as finanças não estão adequadas, repenso o planejamento. Esses 02 itens precisam estar equilibrados.
  3. Hummm...Para onde Ir?
    Essa etapa vem junto com a 1ª. e 2ª. e me impulsiona a “gerar recursos”. Tenho uma listinha de locais que são objetos de desejo e ela está crescendo!!! Idealizo esses locais e experiências. Associo-os ao flamenco sempre que possível. Leio sobre eles, ou leio livros que contam histórias(estórias) que passam nestes locais. Converso com pessoas que já conhecem o destino, leio blogs de viajantes. Se você não tem uma listinha, excelente oportunidade para começar uma!
  4. Projeção de Custos?
    Seleciono 02 ou 03 lugares (quando já não tenho um definido) e coloco numa planilha bem simples de projeção de custos. Faço essa pesquisa direto nos sites de viagens e nas próprias revistas especializadas que trazem valores em dólares ou euros. Verificar os períodos de alta e baixa temporadas é fundamental, porque impacta muito do valor da viagem. Claro que esses preços são para roteiros e dias pré-definidos, mas essa projeção dá uma ideia básica de quanto poderá custar meu desejo.



OPÇÃO 1
OPÇÃO 2
OPÇÃO 3
OBS (dólares, euros ou reais)
AEREO




TERRESTRE




TOTAL DIAS




ALIMENTAÇÃO




COMPRAS




PASSEIOS




TOTAL






Bom, é isso....ótima brincadeira para começar a tomar “rédea” do que se quer...e quando você perceber que não é impossível, a viagem começou.........!

2 comentários:

  1. Genteeeee, já estou adorando essas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso que já fui mais eficiente com esse tipo de coisa... quer dizer, para viagens. Hj, por exemplo, que estou comprando um imovel, eu faço pequenos depósitos simbólicos mês a Mês em uma aplicação para ter dinheiro para os moveis... ajuda bastante mesmo.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Andrea Pires

Visite Brasília

Andrea Pires

Com Salto&Asas é um lugar de verdade, onde compartilho as memórias das viagens que mudaram minha vida e que me transformam diariamente. Sonhar, Planejar e Realizar, o melhor caminho para ter o Mundo nas Mãos! comsaltoeasas@gmail.com

Adquira aqui seu e-book